domingo, 2 de fevereiro de 2014

Gênios são insubstituíveis

Nos últimos dois meses, alguns amigos fizeram a mesma pergunta: "Vai no Lolla?" Mas deixei todos sem resposta até agora. O motivo da pergunta é óbvio, pois o Soundgarden tocará pela primeira vez no Brasil, no último dia do Lollapalooza, que será novamente realizado em Sampa no primeiro fim de semana de abril.
Basta conviver um pouco comigo, para saber que amo o Soundgarden (Amo sim. Tenho pensado bastante na diferença entre amor e paixão. Cheguei à conclusão que costumo dizer que sou apaixonado por coisas que na verdade amo. Então, amo minha família, meus amigos, meus gatos, minha profissão, rádio,  Fórmula 1 e música. Essa reflexão vale um post num futuro próximo). É de longe a minha banda preferida, e espero a oportunidade de assisti-la ao vivo há quase duas décadas.
Tenho tudo que a banda já lançou, incluindo CDs que só foram lançados no exterior e a limitada e numerada versão Super Deluxe do box Telephantasm, com vinis coloridos, CDs, DVD,  encarte e pôsteres.


Mas dias após a minha incontrolável alegria pela confirmação da vinda da banda ao país, uma notícia me deixou confuso: o baterista Matt Cameron anunciou que ficaria fora da turnê do Soundgarden em 2014 para cumprir compromissos do lançamento do novo disco do Pearl Jam. Ele começou a tocar no Pearl Jam em 1998, um ano após a separação do Soundgarden. Quando a sua primeira banda voltou à ativa em 2010, ele tentou conciliar os compromissos dos dois grupos, que estão entre os maiores da história do rock mundial das últimas duas décadas. Mas após 3 anos, o músico de 51 anos, abriu mão da parte final turnê do Soundgarden. Matt Cameron disse no comunicado que continua sendo um integrante oficial do grupo, e que será substituído apenas neste ano.
Assisti dois shows do Peal Jam com o Cameron nas baquetas. Mas no PJ ele é um ótimo baterista, que poderia ser substituído por outro ótimo baterista. No Soundgarden ele é único. Ele brinca com o tempo das músicas, é algo extraordinário.
Esperei tantos anos por esse show, para agora assistir a banda sem o meu músico favorito. Eu poderia usar diversos adjetivos para justificar minha decepção, mas apenas duas informações bastam: tenho uma bateria por causa dele e acho improvável que outro baterista consiga executar razoavelmente as músicas do Soundgarden.
Matt Cameron é GÊNIO!


Gênios são insubstituíveis. Da mesma forma que o Gilles Villeneuve não teve substituto na Fórmula 1, Haroldo de Andrade não teve substituto no rádio e o Edgard Scandurra não pode ser substituído no retorno do Ira! (motivo para um novo post).

Por que ainda não respondi a pergunta sobre o festival? Mesmo tendo como vocalista o meu cantor favorito (já foi post do Campo Minado: Leia aqui), receio voltar de São Paulo com a certeza que as melhores recordações audiovisuais que tenho da banda estão no YouTube.

Ps: Como ainda não tenho um filho, homenageei meu ídolo dando o nome dele ao meu gato mais novo.


2 comentários:

  1. Respondido. rs - Vitor Rocha

    ResponderExcluir
  2. Acho melhor você ir... depois bate aquele arrependimento monstro! Até hoje lamento muito não ter visto Mark Knopfler ao vivo aqui no Rio em 2001. Tô esperando ele voltar até hoje! hahah

    ResponderExcluir