domingo, 5 de abril de 2015

Quem será o meu algoz?

Ganhei uma linda bicicleta Caloi aro 26 no dia das crianças de 1996. Após duas semanas, um homem passa na porta da vila onde eu morava, e percebe que estou descansando ao lado da minha nova bike. Ele se aproxima, ordena que eu não grite, sobe na minha bicicleta e foge. Eu tinha apenas 12 anos, só me restou gritar pedindo ajuda, depois que ele foi embora. Era uma sexta-feira, por volta das 11h, e ninguém pôde me ajudar. Durante alguns anos fiquei com a impressão que todos os homens com as mesmas características físicas eram o ladrão da minha bicicleta. Entrei em pânico algumas vezes por causa disso.
No ano seguinte, eu e minha irmã estávamos em uma agência dos Correios, quando homens armados entraram procurando uma determinada encomenda. Minha irmã ficou muito nervosa e começou a gritar. Ela correu para a porta, mas um dos homens apontou a arma para cabeça dela e disse que se ela não ficasse quieta, iria atirar. Presenciei a cena em estado de choque. Ela ficou quieta e os bandidos foram embora sem levar a tal encomenda.
No dia 08 de agosto de 2010, estava com um amigo bebendo um chope na Rua do Rio, uma área de bares e restaurantes localizada dentro do Shopping Nova América. Deixamos carteira e celular em cima da mesa, que estava num corredor que dava acesso ao banheiro. Eu não levantei da mesa em nenhum momento, mas quando fui pegar o celular para fazer uma ligação, ele não estava onde eu havia deixado. Alguém passou e furtou o celular na minha presença. O cúmulo do profissionalismo marginal.
Após quatro dias do furto do celular, estava estacionando o carro na porta de uma pizzaria na Freguesia. Quando estou guardando a frente do rádio no porta-luvas, ouço alguém batendo no meu vidro. Era um revólver acompanhado da ordem para destravar as portas. Eram dois rapazes. Um ficou no banco traseiro com o revólver encostado nas minhas costelas e o outro no banco do carona segurando uma granada. Demorei alguns minutos para entender o que realmente estava acontecendo. Era um sequestro relâmpago. Rodamos pela Freguesia durante 35 minutos, até que encontramos um caixa eletrônico numa lan house dentro da comunidade Rio das Pedras. Sacaram R$ 510,00 da minha conta. Também levaram o meu relógio, minha câmera fotográfica digital (me deixaram ficar com o cartão de memória), o celular do trabalho e um estojo de maquiagem da minha namorada na época, que estava no banco traseiro do carro. A dupla fez outras vítimas na região. Até retrato-falado eu fiz na sede da Polícia Civil, mas não sei se adiantou alguma coisa.
Dia 15 de junho de 2011 foi a comemoração do aniversário de uma grande amiga. Após o evento, levei uma amiga em casa, na Pavuna. Na volta, por volta das 02h da manhã, escolhi o caminho pela Avenida Pastor Martin Luther King Jr. (antiga Automóvel Clube). Obras estavam sendo realizadas na via e agentes de trânsito me indicaram para uma rua que dava acesso à comunidade Chapadão, uma das mais violentas da cidade. Não percebi que o desvio estava me levando para o interior da favela e continuei dirigindo com os vidros escuros fechados, farol alto ligado e som um pouco alto. Uma moto com dois jovens passa por mim em alta velocidade, mas continuei seguindo em frente. Alguns metros a frente, sou surpreendido por um paredão humano. Cerca de 10 jovens, fortemente armados, apontavam seus fuzis em minha direção. Só pensei no famoso "microondas". Parei, desci do carro com as mãos para o alto com a certeza de que aqueles seriam os últimos momentos da minha vida. Os adolescentes começaram a questionar o que eu estava fazendo na favela, se eu queria pó e coisas do tipo. Expliquei que peguei o caminho errado por causa das obras na Automóvel Clube. Eles vasculharam o carro, reviraram a mochila e a carteira. Encontraram uma câmera fotográfica semi-profissional e um gravador de bolso da Sony, pois na época eu estagiava na Rádio Metropolitana e carregava sempre os meus equipamentos. O clima começou a ficar tenso, até que eles perceberam duas baquetas e um caderno no banco do carona. Esses objetos me salvaram. Naquele dia eu tive aula de bateria mais cedo, e tudo ainda estava no carro. Então falei para os traficantes que era músico profissional, que tocava na noite, e a câmera e o gravador eram para registrar ensaios e apresentações. Eles acreditaram e me deram uma bronca por ter entrado na comunidade com os vidros fechados, farol ligado e o som alto. Um dos rapazes que estava na moto confidenciou que quase me fuzilou ainda na entrada da comunidade. Como tudo não passou de um mal entendido, eles me explicaram como sair da comunidade em segurança, devagar, com os vidros abertos e o pisca-alerta ligado. O grupo que me abordou, avisou por rádio a outra turma que estava na saída da comunidade: "O playboy do carro prata tá liberado. Deixa ele sair em paz." Fiquei surpreso com a cordialidade dos jovens após o interrogatório. Ainda trêmulo, parei num posto de gasolina em Anchieta. E foi lá que constatei algo ainda mais surpreendente: eles não pegaram absolutamente nada meu, nem o dinheiro da carteira.
Em novembro do mesmo ano, fui a Paulínia (SP) assistir ao festival SWU. Novamente roubaram o celular sem que eu percebesse. Estava no bolso de trás da calça jeans. O pior é que foi justo na hora que saí sozinho para lanchar. Por este motivo, fiquei parte do evento sozinho, sem conseguir encontrar meus amigos. Um pouco antes do último show terminar, encontrei 3 dos 7 amigos que estavam lá.
No carnaval de 2014, fiz pela Rádio Globo a cobertura da Banda de Ipanema. Na multidão, algum punguista (papai adorava esse termo) desabotoou o bolso da minha bermuda cargo e roubou a minha carteira de habilitação e o meu dinheiro. Eu estava com o crachá da rádio, vestindo uma camisa pólo azul com o nome "Rádio Globo" em letras garrafais.
Primeiro de março de 2015, comemoração dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro num mega show na Quinta da Boa Vista. Novamente entrei no meio da multidão, para fazer boas imagens do palco. Quando me afastei para fazer uma entrada ao vivo, coloquei a mão no bolso da bermuda cargo para pegar o Iphone da rádio, mas o celular não estava lá. Fui vítima de um punguista mais uma vez. E como era uma cobertura festiva, também estava usando o crachá e vestindo a camisa pólo azul com o nome "Rádio Globo" em letras garrafais.
Felizmente não sofri agressões físicas durante as ações criminosas das quais fui vítima.
Precisava detalhar todo o meu histórico de vítima da criminalidade para poder prosseguir o raciocínio.
Na Sexta-Feira Santa, me senti como em 1996. Entrei em pânico após assistir à primeira edição do RJ TV. Um menino de 10 anos morto porque segurava um celular. Uma mulher morta em uma galeria que eu costumo utilizar como travessia. O corpo de uma jovem de 17 anos, que malhava na mesma academia que eu frequentei, foi encontrado em um rio. A agência bancária, que fica à 500 metros da minha casa, foi assaltada duas vezes em menos de um mês. Eu não queria sair de casa na sexta-feira. Pedi a proteção divina e segui para a rádio. Mais três casos no fim de semana me deixaram ainda mais deprimido: um homem morre atingido por uma bala perdida em um ponto de ônibus, um homem encontrado morto dentro de um táxi em Parada de Lucas e duas pessoas morrem durante troca de tiros dentro de um coletivo em Niterói.
Assisti ao documentário "Ônibus 174" no início deste ano. Foi uma nova visão para um caso que acompanhei com a ótica adolescente em 12 de junho de 2000. Quantos Sandros existem por aí? Nunca me senti seguro nos transportes públicos, mas a desconfiança aumentou após ter assistido ao documentário. Além da violência, o trânsito está caótico na cidade. Comprei o meu primeiro carro aos 19 anos. Não depender diretamente do transporte público me passava uma falsa sensação de segurança (foi dirigindo que sofri um sequestro relâmpago e quase morri no Chapadão). No início do ano passado, após passar mais de um ano só utilizando o carro nos finais de semana, precisava resolver um assunto na Barra da Tijuca. Fiquei tanto tempo parado em um congestionamento, que comecei a chorar de raiva. Voltei do compromisso decidido, que pela primeira vez em dez anos, eu ficaria sem carro. Vendi o carro na mesma semana e comecei a desbravar todas as opções de transporte público. Na mesma época, comecei a namorar. Só que ela mora em Niterói e eu na Zona Norte do Rio. Nesse período, desci muitas vezes de coletivos por causa da presença de usuários de drogas ou de pessoas com atitudes suspeitas. Durante a noite, quando voltava da casa dela tarde, eu tinha duas opções: contar com a sorte para não ser assaltado na rua enquanto esperava o transporte público, ou gastar quase R$ 100,00 de táxi. Cheguei à conclusão que o estresse causado pelo trânsito é mais de fácil de resolver do que o pânico de andar na rua à noite. Comprei novamente um carro. 
Sinto muita falta de três pessoas: meu Pai e meus padrinhos Áureo e Rosa. Os 3 faleceram com 70 anos ou mais. Tive a oportunidade de me despedir dos três, pois foram vitimados por doenças. Não consigo imaginar a sensação de dizer até logo para uma pessoa amada sem saber que ela não voltará. Para não perder a vida em acidentes de trânsito, dirijo com prudência, não bebo quando dirijo e etc.Como faço para me manter vivo com a violência nessa cidade? Quem será o meu algoz? Uma doença incurável, um motorista irresponsável ou uma bala perdida enquanto vou à padaria? 
O homem que matou a advogada na galeria comercial da Tijuca, foi preso em setembro do ano passado por roubo e liberado em fevereiro deste ano. A polícia conseguiu capturá-lo novamente na manhã de ontem. Quem será a próxima vítima dele quando for posto em liberdade de novo daqui a alguns meses?
Não vou ficar pensando nesta resposta agora, pois preciso descansar para sobreviver mais um dia na Cidade Maravilhosa.


2 comentários:

  1. Nossa, amigo, que barra ! Tem que se benzer ! Mas também o governo na minha opinião nada faz. Sou sua amiga do Facebook, Fatima Cavalcanti. Um abraço e boa sorte �� !

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo, minhas preces e positive vibrations para que você permaneça atualizando o seu blog, mas que nunca mais atualize este artigo. Abraço fraterno, paz e bem! (PC)

    ResponderExcluir